O Projeto

logo-mariafarinha-projeto

Por que amamos a música?

“Pois Deus é o rei de toda a terra; cantem louvores com harmonia e arte.” Salmos‬ ‭47:7‬
“O povo é, no fundo, a origem de todas as coisas belas e nobres, inclusive da boa música! […] Tenho uma grande fé nas crianças. Acho que delas tudo se pode esperar. Por isso é tão essencial educá-las.” Villa-lobos
 
Há muito tempo atrás, Deus deu um lindo presente ao homem, a música. Desde então,  ela está presente em todas as culturas e sempre esteve em função da sociedade. Às vezes usada por uma única pessoa e outras por grupos, ela tem o poder de tocar cada um em sua alma e permite que por meio dela nós possamos compartilhar o que sentimos, o que nos torna mais humanos e mais próximos uns dos outros.
Existem várias maneiras de nos expressar, seja num olhar, com palavras, ou gestos, mas quando tocamos um instrumento musical ou cantamos, as palavras não são necessárias, só a música basta. Através da música passamos por crises, situações difíceis ou simplesmente a saudade de um amigo. É com ela também que festejamos e compartilhamos as alegrias com as pessoas de quem temos carinho. As crianças refletem muito daquilo que está ao seu redor, inclusive da música que escutam, e por isso acreditamos que, com o ensino da música, a criança pode desenvolver um gosto musical e senso crítico. Pode conhecer sua própria cultura, sua história e a si mesma.
 
“A música tem tanta relação com a formação do caráter, que é necessário ensiná-la às crianças.” Aristóteles
 
IMG_7732-2

O que é musicalização infantil?

“A musicalização é um processo de construção do conhecimento musical, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, estimulando e contribuindo para a formação global do indivíduo.” Leila Sugahara

As aulas de musicalização infantil tem como foco a criança, ou seja, ensiná-la a se expressar através da música é o principal objetivo da aula. Para se obter um base musical sólida é necessário tempo e dedicação, por isso é importante respeitar o ritmo de cada criança. Com isso, por meio de atividades lúdicas, o educador poderá trazer a música ao mundo da criança,  nas quais serão trabalhados os elementos da música: melodia, harmonia e ritmo, alguns instrumentos e estilos musicais. Além de desenvolver a percepção auditiva, imaginação, memorização, expressividade, coordenação motora, socialização,  etc. O lúdico funciona como elemento motivador para o aprendizado musical, em um processo cujos principais elementos são a imitação, a percepção e a criação. Já observamos muitas vezes, em  igrejas ou escolas, a tentativa de inserir a música apenas na forma de apresentações de fim de ano ou para celebrar datas comemorativas. No entanto a musicalização propriamente dita, vai muito além disso. As apresentações deveriam ser apenas o resultado do ensino semanal da música ao invés de uma imposição do aprendizado de uma ou mais cantigas específicas. A musicalização incentiva a criança a se expressar, e não necessariamente a se expor.

 

IMG_7880 (1)-2

Nos passos da criança!

Exemplos de como preparar uma aula divertida!
Cada aula deverá ser preparada de acordo com a idade e características do grupo ao qual se destina. Tudo deverá ser feito no ritmo da criança, visando conforto e prazer em aprender. Elas devem participar de tudo, tocar, cantar, criar, entre outras coisas, porém sempre mantendo ordem e disciplina.
  • É sempre agradável começar com uma atividade para receber as crianças, relembrar os nomes ou cumprimentar o amiguinho. Exemplo: Aperte a mão do amigo mais perto.
  • Escolha uma ou duas músicas para ensinar algo novo. Exemplo: surdo/ bacia no samba ou uma brincadeira, como a dos copos.
  • Entre as músicas das quais será ensinado algo novo, escolha outras para as crianças cantarem com alguma brincadeira, ou apenas com alguma movimentação. Exemplo: eu pulo num só pé, cantando e pulando sem o elástico (dessa forma elas vão aprendendo a melodia para em uma próxima aula você ensinar a brincadeira)
  •  Em outro momento da aula, pode ser trabalhado algum tema para conversar com as crianças ou contar uma história, junto com alguma música. Exemplo: Tema medo – cantar Jesus entrou no barco.
  • Escolha uma música para finalizar as aulas, é legal cantar uma ou duas para criar um padrão, assim fica claro que é hora de finalizar a aula. E não esqueça daquele abraço gostoso! Exemplo: Arrumando o mundo e Olhe para um lado.

 

IMG_7661-2

Porque nós amamos muito tudo isso e somos Marias Farinhas!

Qual o objetivo de nosso projeto
Somos um grupo voluntário que nasceu dentro da Igreja Metodista e teve como ponto de partida a preocupação em trazer a música pra perto da criança. Com isso, trabalhamos atividades de musicalização e brincadeiras usando canções de louvor infantis.

Nós, Marias Farinhas, nos doamos para que isso seja possível em qualquer lugar, seja dentro da igreja ou em lares de crianças órfãs, pela participação dos pais ou professores na formação das crianças. Nossa intenção é oferecer ferramentas simples para que a musicalização seja acessível às crianças independente do recurso financeiro ou classe social em que estão inseridas. Por isso disponibilizamos vídeos com tutoriais e dicas de como você, responsável por uma ou mais crianças, pode com criatividade e alegria, ensiná-las um pouco de ritmo, movimentos coordenados e harmonia. Independente de sua formação, há musica em você, acredite. E mesmo sem ser um profissional da área, acreditamos que você pode influenciar positivamente o desenvolvimento musical das crianças à sua volta. Você vai perceber que alguns dos vídeos são voltados justamente aos educadores, com dicas de como poderiam repassar as atividades às crianças observando sempre que cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizagem e desenvolvimento musical.

A ideia então, não é oferecer um material para a distração dos pequenos, ou para usar em apresentações em datas comemorativas. O que buscamos é de alguma forma, disponibilizar ferramentas divertidas para que adultos responsáveis por crianças possam ajudá-las a desenvolver gosto pela música e terem acesso a todos os benefícios individuais e sociais que ela nos traz.

IMG_7716-2

 

Assista o vídeo para conhecer um pouco mais sobre nós e sobre nossa mais nova parceria: